Construtech Innovation é apresentada aos investidores dos setores de construção civil e imobiliário de Belo Horizonte

Os setores de construção civil e imobiliário acabam de ganhar uma importante aliada na transformação e no desenvolvimento desses setores: a Construtech Innovation, uma venture builder que seleciona de forma contínua inovações aplicadas e startups. O evento de lançamento foi realizado nesta terça-feira, em Belo Horizonte/MG, e contou com a participação de potenciais investidores, executivos e representantes de importantes instituições do ecossistema.

Conhecidas como “fábrica de startups”, as venture builders são organizações que se associam às startups com o objetivo de construir e desenvolver em conjunto seus negócios, provendo infraestrutura e serviços como assessorias jurídica e contábil, marketing, mentorias, entre outros.

“A Construtech Innovation tem o objetivo de fazer a conexão de todo esse ecossistema ligado à construção civil e ao setor imobiliário com o grande diferencial de oferecer um portfólio diversificado de startups. Também possibilitamos o contato com players do mercado, o que gera mais oportunidades de negócios e resultados financeiros”, explica Átila de Sá, CEO do programa.

Dessa maneira, o investidor-anjo pode aplicar com mais confiança por se tratar de um investimento em grupo, seguindo o modelo de governança de uma Holding S.A., além de ter um portfólio gerenciado por uma equipe dedicada na seleção e desenvolvimento das startups e ampliar seu networking no ecossistema de inovação.

“No modelo de venture builder, fazemos o acompanhamento de perto das startups e o fato de virarmos cofundadores é fundamental, porque torna a forma de lidarmos com as startups mais tranquila, aumentando a probabilidade de sucesso e passando mais segurança para os investidores”, argumenta Patrícia Macedo, COO da Construtech Innovation.

Dados dos setores

Os setores de Construção Civil e Imobiliário movimentam trilhões de dólares por ano mundialmente, representando o equivalente a mais de 13% do PIB mundial. As startups desses setores, chamadas de construtechs, já receberam no mercado mundial investimentos de 4,4 bilhões de dólares desde 2010, de acordo com levantamento do Pitchbook.

“A construção civil ainda é uma área que precisa desse tipo de trabalho para ganhar produtividade. Acho fundamental essa iniciativa de aproximação e investimento em startups para gerar valor para as companhias”, comenta Flávio Vidal, gestor executivo de inovação na MRV.

Inicialmente, a Construtech Innovation busca soluções nas áreas de smart cities, automação, marketplaces, Internet das Coisas (IoT), sistemas construtivos, inteligência artificial, gestão de obras, sustentabilidade, eficiência energética e Building Information Modeling (BIM).

Felipe Ramos é CEO na Easy Houses, uma startup que reduz a burocracia para o aluguel de imóveis e quartos mobiliados e teve a oportunidade de apresentar a sua solução durante o evento de lançamento da Construtech Innovation. “Essas iniciativas são importantes porque conectam a gente que está na ponta de inovação com grandes empresas. E isso faz todo sentido porque juntos podemos criar novas soluções para o mercado”.

A Construtech Innovation é uma licenciada da FCJ Venture Builder, ao lado de iniciativas como Energy Nest, Saúde Ventures, entre outras.

Para mais informações acesse: www.construtechinnovation.com.br

Foto: Paulo Justino, CEO da FCJ Venture Builder e idealizador do projeto; Átila de Sá, CEO do projeto; Patrícia Macedo, COO do projeto; João Zica Fialho, idealizador do projeto.
Crédito: Divulgação/Construtech Innovation

Foto: Paulo Justino, CEO da FCJ Venture Builder e idealizador do projeto; Átila de Sá, CEO do projeto; Patrícia Macedo, COO do projeto; João Zica Fialho, idealizador do projeto.

 

Foto: Patrícia Macedo, COO da Construtech Innovation, apresentando o projeto durante o evento de lançamento.
Crédito: Divulgação/Construtech Innovation

Foto: Patrícia Macedo, COO da Construtech Innovation, apresentando o projeto durante o evento de lançamento. 

Leave a comment

Skip to toolbar